quarta-feira, 20 de maio de 2009

Coisas importantes e significativas





Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta


O hipertexto e uma nova forma de leitura, onde não ocorre uma linearidade, o texto base nos transporta a várias outras informações, nas quais podemos ter acesso se assim desejarmos. A leitura do hipertexto é mais abrangente e completa, mas exige maior atenção, pois a distração pode nos remeter a novas informações não permitidno a conclusão do primeiro raciocínio, o qual pode perder-se no percurso da leitura. O pesquisador europeu Pierre Lévy faz uma colocação interessante a respeito da navegação em hipertexto da qual eu concordo “ Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez conter uma rede inteira” ( Tecnologias da inteligência .Lévy,1993,p33.)
Navegar em hipertexto é surpreendente, a cada momento surgem coisas novas e inesperadas, a leitura é envolvente. Clicar nos links complementa a leitura, as dúvidas são sanadas imediatamente, o depois não existe.


Nenhum comentário: